Iniciativas dos servidores aperfeiçoam gestão administrativa da AGU

Iniciativas dos servidores aperfeiçoam gestão administrativa da AGU

Publicado em: 29/10/2013
Fonte / Retirado de: ASCOM AGU (www.agu.gov.br)
Data da publicação original: 25/10/2013
Data da publicação: 25/10/2013
Inovações digitais, sustentabilidade, automatização e qualidade de vida. Estes são os campos do conhecimento de projetos da Advocacia-Geral da União (AGU) criados ou geridos a partir de iniciativas dos servidores da Instituição voltadas ao aperfeiçoamento da gestão administrativa. Alguns estão sendo executados há alguns anos e representam uma marca profissional a ser celebrada no Dia do Servidor Público, dia 28/10.
A Secretária-Geral de Administração, Gildenora Milhomem, destaca o comprometimento dos servidores com a Instituição pela dedicação, profissionalismo, garra e zelo com a coisa pública, além da determinação em colaborar para o crescimento institucional da AGU. “Diariamente, descobrimos servidores com talentos e habilidades que fazem a diferença nas unidades”, avalia.
A dirigente assinala que, no ano em que a AGU comemora 20 anos, “esses servidores merecem ser reconhecidos e valorizados por meio de um Plano de Carreira estruturado e que abranja os que fizeram parte do início desta Instituição, os que a consolidam no presente, e os novos que virão, por meio de concurso, para o futuro da AGU”.
Atualmente, 4.163 servidores administrativos fazem parte do quadro da Advocacia-Geral.

Digitalização: O desarquivamento de processos ganhou agilidade com novo sistema de digitalização dos documentos, implantado a partir de fevereiro de 2012. O agente administrativo Sanges Luciano Doná Picinati, da Coordenação-Geral de Gestão da Documentação e Informação (CGDI), conta que, para o acesso imediato dos usuários aos processo administrativos e judiciais, foi projetado um sistema integrado para que todos os documentos fossem trabalhados eletronicamente.

“Houve a necessidade de absorção de vários conhecimentos técnicos sobre processos digitais, o que resultou na criação do manual de digitalização da AGU, que é fruto do trabalho de toda a equipe que criou a metodologia atualmente empregada”, revelou.
A Coordenadora da CGDI, Maria Dalva Pimentel Mendes Fernandes, ressalta os resultados obtidos tanto pelo volume de folhas digitalizadas, quanto em organização e tempo de resposta. “Mensalmente são extraídos relatórios que espelham a produtividade e o comprometimento dos servidores e colaboradores na atividade de digitalização”, disse.

Águas pluviais: A constante falta d`água em Recife levou o engenheiro civil, Carlos Alberto Cesário Bezerra, lotado na Superintendência de Administração em Pernambuco (SAD-PE), a propor, no final do ano de 2012, a captação da água da chuva. O reservatório, segundo ele, seria utilizado para lavar piso, regar jardins e outros serviços.

Aceito no âmbito do Programa Esplanada Sustentável (PES) do Governo Federal, o projeto saiu do papel. “O sistema é composto de boia, reservatório de 3000 litros e bomba de recalque”, explica Carlos Alberto, salientando que a iniciativa despertou a atenção dos colegas e serve de estímulo para a criação ou execução de inovações.
A Superintendente de Administração em Pernambuco, Patrícia Carneiro Leão de Amorim, destaca que a experiência ainda funciona como projeto piloto e poderá ser incluída como exigência para as novas locações realizadas pela AGU em todo o Brasil. “Isso demonstra o pioneirismo da Advocacia-Geral na formação de novos padrões de consumo sustentáveis, fundamentais para construção de uma Administração Pública eficiente”, acrescentou.

Contabilidade: O desafio da equipe da Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (DPOF), no início deste ano, foi oferecer um sistema de controle de contratos vinculado ao programa Instalações Eficientes e Sustentáveis da AGU, que reúne o cadastro de todas as unidades da Instituição.

O contador Heles Resende Silva Júnior, experiente no desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento de contratos, encampou a missão. “Comecei a conversar com os gestores de contratos e daí surgiu o Sistema Conta, que já está em produção e disponível para unidades”, comemora.
Segundo ele, o projeto está sendo concluído e a tendência é que fique bem amplo. “A ideia é integrar todas as áreas administrativas envolvidas no contrato, da licitação, fiscalização até o pagamento e gestão dos dados financeiros para subsidiar a elaboração do orçamento anual”, revela.

Contratações: A qualidade dos produtos e serviços contratados não é preocupação para a Superintendência de Administração no Rio de Janeiro (SAD-RJ). Em julho de 2011, a unidade adotou o Plano de Melhoria de Gestão gerando, segundo o superintendente João Alves de Abreu, impacto na atuação dos servidores e membros das carreiras jurídicas da AGU. “Otimizamos os esforços dos recursos humanos envolvidos nos processos licitatórios e ganhamos tempo para o aprimoramento das atividades desempenhadas”, pontuou.

A Unidade de Atendimento em Minas Gerais (UA/MG) também supervisiona os contratos de modo a diminuir a carga de trabalho, aumentar a confiança nas informações necessárias e agilizar a tramitação do processo.
O assessor técnico Ráuer Belvino da Costa destaca as ferramentas criadas para automatizar tarefas da UA/MG.
“Usamos um sistema de planilhas interligadas que fornecem informações instantâneas e atualizadas para controle de pagamentos, vigência de contratos, custos das unidades, documentação para pagamento, entre outros pontos”, exemplifica.
O Coordenador da UA/MG, Rodrigo Jorg Pfeilsticker, atesta que este sistema é “fundamental no acompanhamento dos custos totais das unidades em Minas Gerais, integração das informações dos setores da UA/MG e nas tomadas de decisões”.

Sustentabilidade: Visando a promoção de uma cultura voltada ao uso racional dos recursos naturais e da sustentabilidade ambiental e socioeconômica, a Advocacia-Geral da União aderiu ao Projeto Esplanada Sustentável em 2012.

O líder substituto do programa, Aldenis Henrique Santos de Lima, administrador lotado na Coordenação-Geral de Desenvolvimento Organizacional (CGDO), lembra que, no período, houve o monitoramento das metas e ações do PES, por meio do treinamento de gestores de despesas, elaboração de manuais, palestras de divulgação, além da assistência às Superintendências de Administração.
Para ele, o benefício prático do programa é a “redução do consumo das despesas, por meio de ações de melhoria voltadas a sustentabilidade ambiental”, o que envolve o empenho de todo o quadro de servidores.
A coordenadora do CGDO, Tania Cristina de Oliveira Vieira Alves, considera que o sucesso da implantação e do monitoramento do PES na AGU “deve-se ao comprometimento de toda a equipe envolvida no processo”.
Ainda para fomentar as ações ambientais, a chefe de Divisão de Serviços Gerais da Superintendência de Administração do Distrito Federal (SAD-DF), Celina Mendes de Araujo, destaca a colaboração de servidores voluntários na Comissão de Coleta Seletiva Solidária, instituída pela Portaria AGU nº 301, de 29 de junho de 2012.
Celina revela que, de setembro de 2012 a setembro de 2013, o descarte de papel nos edifícios ocupados pela AGU em Brasília girou em torno de 28 toneladas. “A separação e o armazenamento adequados desse papel possibilitaram às cooperativas um melhor valor agregado desse material no mercado, possibilitando a inserção social e econômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis organizados em cooperativas”, pondera.
O Superintendente da SAD/PE, José Felipe Rodrigues de Oliveira, frisa que a coleta seletiva foi implantada em cumprimento do Decreto nº 5.940/2006, que determina que os resíduos gerados pelos órgãos sejam destinados a associações e cooperativas de catadores de material reciclável.
A Coordenadora da Comissão Gestora da A3P/AGU da Secretaria-Geral de Administração, Naimar Cabeleira de Araujo Moretti, acrescenta que os resultados de da coleta seletiva obtidos no Distrito Federal foram decisivos para disseminação do projeto e implantação nas regionais, por meio de seminários e capacitação de servidores.
“A implantação da coleta seletiva nas capitais regionais figura na relação de metas de desempenho institucional a serem alcançadas no âmbito da AGU e da Procuradoria-Geral Federal no período avaliativo de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, conforme Portaria n º 233, de 5 de julho de 2013”, detalha.
Qualidade de Vida
Os servidores e membros da Advocacia-Geral contam, ainda, com atividades permanentes de prevenção e saúde, valorização profissional, integração sociocultural e capacitação, desenvolvidas pelo programa AGU Mais Vida.
A Diretora de Gestão de Pessoas, Karla Barbosa Raposo, explica que o principal objetivo do programa é promover ações integradas e sistemáticas que estimulem e facilitem o processo de mudança no estilo de vida e no ambiente de trabalho para melhoria da qualidade de vida de cada integrante da AGU. “Com o foco neste objetivo, a ações desenvolvidas têm recebido muitos feedbacks positivos que demonstram como iniciativas, muitas vezes de menor esforço, trazem benefícios para as pessoas e estabelecem um clima de reconhecimento e cuidado com ao servidor”, analisa.
Ela acrescenta que o tema qualidade de vida no serviço público é um desafio. “Nossa preocupação constante tem sido trazer um perfil mais preventivo para o programa, que garanta a valorização dos servidores proporcionando esta sensação de atenção e zelo com o bem-estar físico e mental de cada integrante da AGU”, conclui.
Wilton Castro/Ascom AGU

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