“Administração Pública e setor privado devem cooperar para o desenvolvimento nacional e global”, afirma fundador do MGPE durante posse no Conselho do TCU

“Administração Pública e setor privado devem cooperar para o desenvolvimento nacional e global”, afirma fundador do MGPE durante posse no Conselho do TCU

Durante a cerimônia de posse dos novos Conselheiros e Conselheiras do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União – TCU, o fundador do Movimento Gestão Pública Eficiente – MGPE, Alex Cavalcante Alves, destacou em seu pronunciamento que “a Administração Pública e o setor privado devem cooperar para o desenvolvimento nacional e global”, citando o art. 4º, inciso IX, da Constituição Federal, que trata dos princípios que regem o Brasil nas relações internacionais, dentre os quais o da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

O fundador do MGPE salientou ainda que, no momento desafiador pelo qual passamos, com a pandemia de Covid-19; polarização no campo político; uma Reforma Administrativa em fase de tramitação, sobre a qual não há consenso; e um crescente espaço para assuntos como redução de desigualdades, diversidade & inclusão, Environmental, Social & Corporate Governance (ESG) na agenda dos setores público e privado em nível mundial, é preciso atentar para o aspecto humano. “Tudo isso passa pelas pessoas. Capacitar os quadros do setor público para se manterem fiéis à prestação de um serviço público de excelência é fundamental. E entendo que o aspecto humano, contemplando inclusive a participação social, vai estar sendo tratado de forma transversal em todas as temáticas do Conselho. E temos o Instituto Serzedello Correa, que tem a atribuição de capacitar continuamente os quadros do TCU, como uma referência nesse trabalho”, afirmou.

O Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do TCU visa produzir e compartilhar conhecimentos relacionados aos temas de controle e gestão pública, voltando-se tanto à Administração Pública em geral quanto à gestão interna do Tribunal. O seu Conselho Superior é composto por membros com notórios conhecimentos e reconhecida contribuição para a sociedade em matérias voltadas à Administração Pública. Integram o Conselho, com mandato de dois anos, a Ministra Ana Arraes, que o preside, e os seguintes membros: Affonso Celso Pastore; Alex Cavalcante Alves; Anielle Falcão Guedes; Carla Domingues; Carlos Siqueira; Cláudia Maria Costin; Ellen Gracie Northfleet; Fernando Rodrigues; Ima Célia Guimarães Vieira; Leonardo Secchi; Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues; Luiz Humberto Cavalcante Veiga; Marina Barbosa da Silva; Maristela Baioni; Sebastião Helvécio Ramos de Castro; e Tatiana Corrêa Lima Galvão.