Conselho de Altos Estudos do TCU passa a contar com a participação do fundador do MGPE

Conselho de Altos Estudos do TCU passa a contar com a participação do fundador do MGPE

Por meio da Portaria n. 107, de 10 de agosto de 2021, o fundador do Movimento Gestão Pública Eficiente – MGPE, Alex Cavalcante Alves, passou a integrar, a convite da Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministra Ana Arraes, o Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União. O Centro de Altos Estudos visa produzir e compartilhar conhecimentos relacionados aos temas de controle e gestão pública, voltando-se tanto à Administração Pública em geral quanto à gestão interna do Tribunal. O seu Conselho Superior é composto por membros com notórios conhecimentos e reconhecida contribuição para a sociedade em matérias voltadas à Administração Pública.

Em postagem no Instagram, o novo Conselheiro registrou agradecimentos aos familiares e amigos e renovou seu compromisso de seguir, também nessa função, “na boa luta por uma Administração Pública cada vez mais eficiente, participativa, voltada para o cidadão e tendo como norte o desenvolvimento, tanto nacional quanto global”. Alves é fundador do MGPE, Superintendente de Recursos Humanos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e Presidente do Fórum de Recursos Humanos das Agências Reguladoras Federais. Advogado, é mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, tendo se graduado em Direito e em Comunicação Social pela mesma instituição. Possui ainda curso de especialização em Direito Público, e cursos de formação executiva em Management in the Public Sector pela École Nationale d’Administration – ENA, em Paris, na França, e em Negotiation and Leadership pelo Programa de Formação em Negociação da Harvard Law School, em Cambridge-MA, nos Estados Unidos.

Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu diversos cargos públicos e integrou a delegação governamental brasileira em duas reuniões do G-20 sobre regulação de serviços públicos (2013 e 2015) e na conferência mundial sobre mudanças climáticas realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009. É professor de Administração Pública no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, e autor do livro A Recondução do Servidor Público: Doutrina e Jurisprudência à luz da Lei 8.112/1990 e da Constituição Federal e de capítulos de obras, artigos e aulas/palestras sobre temas afetos aos diversos ramos do Direito, Administração Pública e Gestão de Pessoas. É ainda membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB-DF.

Integram o Conselho, com mandato de dois anos, a Ministra Ana Arraes, que o preside, e os seguintes membros:

a) Reconduzidos: Anielle Falcão Guedes, Fernando Rodrigues, Marina Barbosa da Silva

b) Novos Conselheiros: Affonso Celso Pastore; Alex Cavalcante Alves; Carla Domingues; Carlos Siqueira; Cláudia Maria Costin; Ellen Gracie Northfleet; Ima Célia Guimarães Vieira; Leonardo Secchi; Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues; Luiz Humberto Cavalcante Veiga; Maristela Baioni; Sebastião Helvécio Ramos de Castro; Tatiana Corrêa Lima Galvão.