Fundador do MGPE liderou painel em Congresso Internacional sobre Inovação no Setor Público

Fundador do MGPE liderou painel em Congresso Internacional sobre Inovação no Setor Público

Em 21 de janeiro, o Fundador e Coordenador Nacional do Movimento Gestão Pública Eficiente – MGPE, Alex Cavalcante Alves, coordenou o painel “Economias em desenvolvimento”, realizado na Seção “Experiências práticas e cases de transformação no setor público” da trigésima edição do “RESER International Congress / Coval Conference”. O tema da conferência, sediada pela Universidade de Alcalá, na Espanha, mas realizado online em razão da pandemia, foi a co-criação de valor, inovação e transformação digital nos serviços públicos.

Além de coordenar o painel, o líder do MGPE apresentou o trabalho intitulado “Public Sector Reform in Brazil: changing human capital policies” e teve como colegas de painel a pesquisadora Isabelle Foster, que realizou apresentação intitulada “Learning from South America’s New Innovator – Paraguay”, e Eloy Oliveira, do Instituto República, que apresentou o trabalho intitulado “How private foundations are leading public sector innovation in Brazil”.

O trabalho do fundador do MGPE abordou as origens da necessidade de transformação do setor público e a evolução histórica das reformas administrativas no Brasil desde os anos 90, além de uma visão sob a perspectiva da construção de capital humano no âmbito das reformas administrativas. Por fim, se deteve à análise do caso específico de uma organização criada durante a Reforma do Aparelho do Estado da década de 1990, que é a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, com relação às suas políticas inovadoras de pessoal, em especial durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com Alves, a  mensagem que ficou das três apresentações do Painel é a de que o setor público em economias em desenvolvimento, como a do Brasil e a do Paraguai, se beneficia “quando há o engajamento de cidadãos, entidades da sociedade civil e servidores públicos para que os serviços públicos prestados alcancem cada vez mais, e com maior qualidade, os seus reais destinatários: a população”.

Mais informações sobre o congresso estão disponíveis em http://www.reser2020.com