Pessoas

Além do fortalecimento das instituições, outra base para a eficiência da gestão pública, na visão do MGPE, é a melhoria contínua das pessoas que nela trabalham. Essa base está estruturada em três pilares: Capacitação de Quadros, Humanização do Atendimento e Profissionalização Gerencial. Conheça mais sobre cada um:

CAPACITAÇÃO DE QUADROS – Não é possível pensar numa burocracia especializada e imbuída dos mais caros valores, com a devida noção de seu papel institucional e social, sem que lhe seja oferecida a adequada capacitação, seja na fase prévia ao ingresso no serviço público, seja no preparo para o efetivo exercício das funções específicas que lhe venham a ser atribuídas na máquina estatal.

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO – Não pode o cidadão receber do concidadão que o atende, seja numa repartição eminentemente administrativa, seja numa repartição de prestação direta de atendimento ao público, como um hospital ou delegacia policial, atendimento frio, desinteressado ou pouco profissional. É necessário que o servidor tenha consciência de que é remunerado pelo imposto dos contribuintes para lhes atender, utilizando para isso os melhores recursos colocados pela Administração à sua disposição, bem como toda a cordialidade e urbanidade próprios à boa educação.

PROFISSIONALIZAÇÃO GERENCIAL – O foco e o comprometimento com o resultado ainda são problemas identificados na Administração Pública. Faltam em boa medida quadros “gerentes”, servidores capazes de conectar o trabalho – por mais simples que seja -, desenvolvido por determinado setor, com os macroobjetivos institucionais da repartição.