Novo sistema de registro profissional já atendeu 30 mil profissionais

Novo sistema de registro profissional já atendeu 30 mil profissionais

Publicado em: 29/10/2013
Fonte / Retirado de: Admite-se / Correioweb (www.correioweb.com.br)
Data da publicação original: 28/10/2013
Desde agosto deste ano, trabalhadores podem pedir o documento pelo Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb). Veja o passo a passo da solicitação
Lucas Doca, 24 anos, se formou em jornalismo em 2010 e, para ser contratado, teve de fazer o registro profissional, um cadastro obrigatório para trabalhadores que exercem atividades de regulamentação própria. Na época, ele foi até a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Brasília, solicitou o registro pessoalmente e aguardou a entrega do documento sem poder acompanhar o processo. “Não chegou a ser um transtorno, demorou só duas semanas para ficar pronto – porque pedi urgência – mas, se pudesse ter sido feito pela internet seria mais prático”, comenta.
Não foi o caso de Lucas, mas agora outros profissionais já podem ter essa comodidade. Desde o dia 29 de abril deste ano todo o processo de solicitação do registro foi digitalizado por meio do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Pelo novo método, basta que o trabalhador informe os dados pessoais e relativos ao registro pretendido pela internet. Cumpridas essas exigências, o sistema gera um número de solicitação discriminando a documentação a ser protocolada na superintendência de trabalho mais próxima do requerente. A partir daí, todo o processo pode ser acompanhado pelo computador. O registro dura, em média, 30 dias para ficar pronto.
Além de facilitar o trabalho para o público externo, o Sirpweb permite que as empresas contratantes possam verificar rapidamente se o contratado possui o registro exigido. Antigamente, essa informação só poderia ser disponibilizada por meio de contato telefônico ou deslocamento até uma DRT.
Desde quando foi disponibilizado em todo o país para os usuários, em agosto deste ano, o Sirpweb já atendeu a 30 mil profissionais. Uma delas é a assessora de imprensa Ranyelle Andrade, 22, que ficou satisfeita com o novo sistema: “O Sirpweb foi como um cadastro inicial. Preenchi todos os itens e, quando levei os documentos solicitados no MTE, foi super rápido”, comemora. Para mais informações, acesse o site do sistema.
Fonte/Infográficos: Correioweb

Deixe um comentário ...

Seu endereço de e-mail não será publicado.