Mais 50 servidores saberão tornar rotina de trabalho mais sustentável

Mais 50 servidores saberão tornar rotina de trabalho mais sustentável

Publicado em: 28/9/2013
Fonte / Retirado de: www.servidor.gov.br
Data da publicação original: 26/9/2013

Brasília, 26/9/2013 – Começou nesta quarta-feira (25) a segunda turma, com 50 participantes, do curso de capacitação Sustentabilidade na Administração Pública da A3P. Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), o curso busca aprimorar e ampliar as ações de sustentabilidade na gestão pública e reforçar a implementação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos órgãos públicos.

“A procura por esta segunda turma foi maior”, destaca Angelita Coelho, analista ambiental e uma das responsáveis pelo curso. “Esperamos que os participantes aprendam ações que promovam a sustentabilidade em suas rotinas de trabalho”. Participam servidores do Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, de 25 órgãos dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal. O treinamento acontece em Brasília, até o dia 27, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Serão 12 turmas ao todo. Em dezembro haverá mais uma turma em Brasília e outra em Fortaleza. Para o ano que vem, estão previstas mais turmas em Recife, Belém, Palmas, Porto Alegre, Curitiba, Aracaju, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos meses de março a maio. As inscrições de cada turma serão abertas próximo ao período de realização.

CONTEÚDO

Os participantes terão oportunidade de aprender sobre como gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.

O conteúdo está de acordo com os eixos temáticos do programa A3P, cuja proposta é estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho. Atitudes como imprimir nos dois lados da folha, apagar a luz ao sair do ambiente, realizar compras públicas sustentáveis que priorizem critérios ambientais, dentre outras, exemplificam possíveis mudanças no ambiente de trabalho. Atualmente, mais de 150 órgãos possuem termos de adesão assinado com a A3P e mais de 400 servidores participam da rede A3P – canal de comunicação que serve para troca de experiências dos participantes.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Deixe um comentário ...

Seu endereço de e-mail não será publicado.